Resenha crítica por: Gilberto B. da Silva
Russel Burril apresenta o conceito de revolucionar a igreja no cumprimento da missão explorando o modelo do ministério leigo. Os candidatos ao batismo necessitam de instrução no discipulado como parte do processo de preparação. A missão da igreja antes do advento está arraigada na grande comissão e na mensagem dos três anjos. Temos ainda hoje a necessidade de definir o discipulado bíblico. O estilo de evangelização de Donald McGavran não é bíblico, porque separa a apresentação doutrinal como parte do processo de evangelização. A Igreja Adventista deve regressar aos princípios bíblicos de evangelização: fazer discípulos que estejam prontos para encontrarem-se com Jesus. Levar pessoas a Jesus e chamá-las a um discipulado radical. Discipular as pessoas antes do batismo e não depois.
A Grande Comissão
O mandamento da grande comissão constitui a razão de existir da igreja cristã. O estado de ressuscitado de Jesus lhe dá autoridade de emitir a comissão e a comissão é dada aos discípulos céticos. Jesus afirma ser o governante de todo o universo. A capacitação para o cumprimento dessa missão haveria de vir do Espírito Santo no Pentecostes.
O que é ser um discípulo?
Para Jesus, ser um discípulo é viver em uma relação com Aquele que o discipula. O discípulo só é completamente discípulo quando sempre está no processo de ser discipulado. Um discípulo é o que obedece ao que diz Jesus: o que guarda os mandamentos. “O amor deve ser o teste infalível e absoluto de discipulado.” Burril (2006, p. 32).
A missão no Novo Testamento
O derramamento do Espírito no Pentecostes estava ligado ao cumprimento da missão. O Pentecostes pode ser entendido somente no contexto da grande comissão. A perseguição alavancou à obra do evangelho. O chamado de Jesus é que saiamos de nossas igrejas cômodas e seguras e tranquilas para procurar alcançar aos que não conhecem a Jesus Cristo.
Modelo e princípios bíblicos de igreja
A grande comissão foi a razão da organização da igreja cristã. Para os primeiros cristãos o batismo estava unido à participação do crente no cumprimento da missão de Cristo: o fazer discípulos entre as nações. O batismo de alguém estava vinculado com a participação no ministério da igreja: fazer novos discípulos. “Se a igreja adventista espera ser a genuína igreja de Jesus Cristo nesses últimos dias, precisa retornar ao modelo bíblico de igreja – o da Grande Comissão.” Burril (2006, p. 67)
A obra da Igreja Adventista de preparar um povo para a vinda de Cristo é idêntica à dos primeiros cristãos que saíam a fazer discípulos. As igrejas eram dirigidas por leigos. Apocalipse 14:6-12 é a base da missão do adventismo. Mateus 24:14 nos dá a comissão, Apocalipse 14:6-12 nos dá a mensagem para cumprir com essa comissão.
O objetivo da missão adventista
O objetivo da missão adventista é a pregação da mensagem dos três anjos de Apocalipse 14 na esperança da segunda vinda de Jesus Cristo com uma estratégia de evangelização que segue o modelo Apocalipse 14:6-12. O ato de discipular deve ser feito antes do batismo e não depois. “O adventismo é wesleyano em sua compreensão de evangelismo.” Burril (2006, p. 82)
As doutrinas geram discípulos
A mensagem de Apocalipse 14:7 é uma mensagem de restauração da imagem de Deus implantando a vitória na vida de quem o aceita como seu Salvador. “Temam a Deus”, “dai-lhe glória” e “adorem”, são as três ordens para a restauração. A essência do discipulado é dar a Jesus o controle total de nossa vida.
Estratégia evangelística adventista
A metodologia adventista de evangelização deve estar centrada na teologia da missão de preparar um povo para a vinda do Senhor. Antes de conduzir as pessoas a Cristo, devemos ganhar a confiança ao ministrar suas necessidades básicas. A mudança da sociedade não vem por meio de boa legislação, senão por um verdadeiro discipulado com Jesus. “[...] discipulado implica ensinamento básico da Bíblia como preparo para o batismo.” Burril (2006, p. 99).
Consideração Final
Esta compreensão permite conhecer mais a respeito de como é o discipulado bíblico no contexto da Grande Comissão de Mateus 28. A missão da Igreja Adventista é mais ampla quando compreendida no contexto de Apocalipse 14:6-12. A missão da Igreja é preparar um povo que esteja pronto para o retorno de Jesus Cristo. Isto implica levar pessoas a Cristo em um pleno discipulado.
REFERÊNCIA:
BURRIL, Russell. Discípulos modernos: o desafio de Cristo para cada membro da Igreja. Tradução Ellen Mary T. B. de Franco. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2006.