sábado, 10 de setembro de 2022

ESPIRITUALIDADE NA FAMÍLIA COM BASE NOS ESCRITOS DE ELLEN WHITE

  


Diante da realidade que estamos vivendo, nos deparamos sempre com histórias de famílias sendo desfeitas. Sabemos que foi Deus que instituiu a família no Éden, assim como instituiu o sábado. O plano de Deus era que a família estivesse próxima dEle através da comunhão (Gên. 3:8), e que O representasse conferindo-lhe a bênção da reprodução e o domínio sobre toda a natureza (Gên. 1:26 e 28). Mesmo depois da queda continuou esse propósito de que a família fosse uma pequena representação do céu como um ambiente espiritual e que do seu seio expandisse o conhecimento do Senhor. 
Para que o lar possa ser uma representação do Céu, precisa ter contato com o céu. A oração é tão essencial, pois proporciona a aproximação e contato com Deus, contato esse indispensável para o desenvolvimento de todas faculdades do ser. Não é possível ter uma vida espiritual saudável e vigora sem a oração. Não pode haver segurança nem fortaleza do caráter sem passar tempo com Deus no lar. Como diz White (2014, p. 360):

Assim como os patriarcas da antiguidade, os que dizem que amam a Deus deveriam construir um altar ao Senhor onde quer que armem sua tenda. [...] Pais e mães deveriam muitas vezes erguer, de coração, orações a Deus em humilde súplica por si mesmos e por seus filhos. Que o pai, como sacerdote da casa, deponha sobre o altar de Deus o sacrifício da manhã e da tarde, enquanto a esposa e os filhos se unem em oração e louvor! Em uma casa assim, Jesus gostará de permanecer.

Milhares de famílias estão se degenerando e se dissolvendo pelas enxurradas do pecado e imoralidade ne nosso tempo. O interesse amorável de Deus é tamanho de alcançar tais famílias pelas quais o sangue de Jesus foi derramado, e restaura-las à semelhança da família edênica. É do Senhor que o lar seja uma bênção e todos sejam felizes, um lugar onde se dá gosto de viver e a paz do céu reine. Portanto,  

O lar é tanto uma igreja de família como uma escola de família. A atmosfera do lar deve ser tão espiritual que todos os membros da família, pais e filhos, sejam abençoados e fortalecidos por sua associação uns com os outros. As influências celestiais são educativas. Os que estão cercados de tais influências estão sendo preparados para a entrada na escola do alto. (WHITE, 2010, p. 214)

O assunto da temperança é uma questão espiritual também. Uma das formas de testemunhar da graça salvadora e do poder transformador de Deus, é tendo uma vida equilibrada em relação à saúde e ao cuidado do corpo. Deus se comunica conosco através de nossa mente e, Satanás para impedir que essa comunicação seja perfeita, induz a condescender com a intemperança. 

Ninguém que professe piedade considere com indiferença a saúde do corpo, iludindo-se com o pensamento de que a intemperança não é pecado e não afeta a espiritualidade. Existe íntima correspondência entre a natureza física e a natureza moral. [...] Hábitos errôneos no comer e no beber levam a erros de pensamento e de ação. (WHITE, p. 62). 

A influência da espiritualidade da família bem ordenada pode ser poderosa e ter um longo alcance se sua relação com Deus é desimpedida, portanto, isso também depende em grande parte de como são cultivados no lar os hábitos da temperança, princípios de saúde e simplicidade no estilo de vida.   



WHITE, Ellen G. Conselhos sobre o regime alimentar. 10 ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira. 1997.
WHITE, Ellen G. Mensagens escolhidas. Tradução de Isolina A Waldvogel, Luiz Waldvogel. 4. ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2010. 3v.
WHITE, Ellen G. Orientação da criança: como ensinar seu filho no caminho em que deve andar. Tradução de Carlos A. Trezza. Tatuí - SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014.